.





" Você esta aqui para possibilitar que o propósito divino do universo se revele.

Veja como você é importante! "

Eckhart Tolle


Arrisque... o risco é a unica maneira de você saber se está "realmente" Vivo!!!

Zoia Petrow








.

movimento de transcendência...



 "O Amor é a Perfeição da Consciência" 
Tagore


por Ângela Regina Pilon Vivarelli
Psicoterapeuta

Esperança é uma palavra que ganha significado e força em situações extremas. Basta você ficar em uma situação difícil para sentir o quanto a esperança passa a estar no topo da lista de importância na sua vida. A esperança pode ser vista como um “eu espero...”, um sentimento de alguém que percebe os horizontes que se abrem através da confiança na vida e no outro.

Somente assumindo a liberdade que possuo para responder à vida, posso sentir-me suficientemente capaz de chegar a esse horizonte cheio de possibilidades. Mas não sou só eu que sou livre, você também o é. O caminho da liberdade passa pela intersubjetividade, pois, a capacidade para “esperar”, é aprendida inicialmente do contato com o que não sou eu, do sentimento de confiança que surge da comunhão amorosa mãe/bebe.

A confiança permite que no lugar de nos relacionarmos de forma que o outro seja um entrave a nossa caminhada (ou à nossa liberdade), o outro passe a ser peça fundamental na construção da esperança.

Relacionamo-nos a partir do que internamente somos. Podemos nos perceber como viajantes solitários ou peregrinos que constroem caminhos conjuntamente.   

O caminhar esperançoso exige transcendência, quando nos projetamos para o que desejamos ser, precisamos ultrapassar aquilo que somos. Essa criação é beneficiada pela presença do outro, pois ele trás, através da sua maneira única de estar no mundo, um universo diferente do nosso. 

A comunicação entre as pessoas é a ponte para chegarmos ao novo, é a ferramenta que propicia a criação mútua entre o eu e o tu.

Mas para que se estabeleça a complexidade do diálogo pleno é necessária uma vulnerabilidade mútua. Geralmente as pessoas relacionam vulnerabilidade com fraqueza. Então, o contato se torna temeroso, desconfiado, sem espontaneidade, o que pode levar ao isolamento emocional. A coragem implica em abertura. Só os corajosos conseguem sentir com sensibilidade a si mesmos e aos outros. Quando você permanece vulnerável você aprende a lidar melhor com o sofrimento no lugar de fugir dele, habilitando-se a viver de forma mais plena. Faço a ressalva que existem dois tipos de sofrimento, o inevitável e o patológico. O sofrimento patológico é o sofrimento sem sentido, aquele que causamos a nós mesmos através de idéias pré-concebidas e que, quando buscamos sua verdadeira causa, encontramos motivações inconscientes pouco razoáveis para justificá-lo.

Ao aprimorarmos nossa sensibilidade, sutilezas abrem o leque de nossas percepções e percebemos novas possibilidades no nosso encontro com o outro. Aos poucos, a experiência da vulnerabilidade trás coragem para ser mais e mais vulnerável e com isso uma inesgotável fonte de esperança passa a brotar.

Acredito que a via de aceso para o nosso peregrinar esperançoso pela vida seja um movimento de “re-conhecimento”; numa espiral ascendente onde, cada encontro autentico possibilita um auto-desvelar que permite um redirecionamento da minha caminhada e uma reestruturação do meu ser.

Precisamos ficar muito atentos para não confundir relacionamentos cheios de expectativa... com relacionamentos cheios de esperança. Normalmente quando falo em relacionamento vulnerável as pessoas pensam em relacionamentos frustrados, onde o outro tinha se tornado um objeto depositário das minhas expectativas. Só relacionamentos sujeito/sujeito são capazes de gerar esperança.

Esperança pode ser entendida, portanto como um movimento de transcendência, onde o continuo descobrimento do mundo, dos outros e de mim agrega experiências que permitem o novo e a transformação: A cada passo que dou, posso ser mais do que antes, ao compartilhar fazer e ao fazer, fazer-se. 



Cristo Cósmico em mim reverência Cristo Cósmico em Ti.

Foto Manuel Lücht
Imagem e Arte Zoia Petrow
©2009-2011 copyright ElevenRockart